WhatsApp anuncia medidas para combater informações falsas
Junto com a Organização Mundial da Saúde, Unicef e PNUD, o WhatsApp anunciou nesta quarta-feira, 18, o lançamento de um hub de informações sobre o novo coronavírus. Aliado a essa iniciativa, o aplicativo de mensageria do Facebook irá doar US$ 1 milhão à Rede Internacional de Verificação de Fatos (IFCN) do Instituto Poynter.
A plataforma visa dar informações oficiais e orientar profissionais da saúde, educadores, líderes comunitários, organizações sem fins lucrativos, governos e empresas locais e oferecer dicas para evitar disseminação de informações falsas sobre a doença. Dentre as dicas, estão sugestões de como aproveitar o recurso de grupos na rede para distribuir fatos e orientar esforços locais. O WhatsApp também comunicou estar se esforçando para criar linhas de comunicação direta para uso da OMS e a Unicef.
“Sabemos que nossos usuários estão usando o WhatsApp mais do que nunca neste momento de crise, seja para se conectar a amigos e entes queridos, médicos e pacientes ou professores e estudantes. Queríamos fornecer um recurso simples que possa ajudar a conectar pessoas no momento”, declarou Will Cathcart, CEO do WhatsApp, em nota.
Já a doação visa apoiar a #CoronaVirusFacts Alliance, projeto que leva fatos certificados para comunidades locais para evitar rumores prejudiciais. De acordo com Baybars Orsek, diretor da IFCN, a parceria pode ajudar a iniciativa chegar a um público maior. Atualmente, a Rede Internacional de Verificação de Fatos opera em 45 países. Para isso, o WhatsApp disponibilizará recursos avançados do WhatsApp Business.
Fonte:https://www.meioemensagem.com.br/home/midia/2020/03/18/whatsapp-anuncia-medidas-para-combater-informacoes-falsas.html