COMUNICAÇÃO EM TEMPOS DE CRISE
Crise é algo de que quase todos os empresários querem fugir. É compreensível, porém nem sempre é possível. Há aquelas crises que são possíveis prever quando a gente faz o planejamento de marketing da empresa, por meio de uma análise de cenário (que pode se utilizar de ferramentas como o SWOT).
Mas, quando falamos em uma pandemia global, a maioria das empresas não estão preparadas para lidar com a situação. Algumas podem até colocar em seus planos de gestão de crise desastres naturais, porém, nunca é possível prever o desenrolar e todas as consequências de algo natural.
Assim, a comunicação precisa assumir um papel ágil, preciso e estratégico. Por isso, deve estar sempre conectada às mudanças que acontecem a toda hora.
Então como a comunicação da empresa deve agir nestes momentos?
A comunicação da empresa deve estar sempre bem alinhada com seus propósitos. O consumidor consegue se conectar muito melhor com marcas que se posicionam coerentemente, e de forma autêntica, com aquilo que seu público acredita. Por isso, é preciso fazer um plano preventivo para as possíveis crises de imagem e reputação da organização.
Lembre-se que a comunicação deve sempre zelar pela responsabilidade. Ao criar qualquer material, tenha a segurança de consultar fontes oficiais. A divulgação de fake news ou informações imprecisas impactará diretamente na forma com que o seu público enxerga a marca.
E quando a crise é maior que o controle da empresa?
Aqui é importante ter uma ação rápida e bem pensada. Saiba escutar o que o seu público está falando e quais são as dores dele naquele momento. Já pensou em como o seu produto ou serviço vai ajudá-lo a enfrentar a situação? Em como você pode ser útil para o seu público?
Apesar de gerar oportunidades em alguns nichos, é preciso entender se aquele é realmente o momento de vender algo para o público ou de construir relacionamento. Veja o exemplo das diversas empresas que liberaram seus cursos de graça. Isso as ajudarão a construir o relacionamento e serem bem vistas no mercado.
Tenha sempre timing e sensibilidade nestes momentos. Ninguém gosta de pessoas inconvenientes, muito menos empresas. Saber a forma e quando se comunicar com seu público vai fazer sua empresa se diferenciar das concorrentes.
Neste momento, é necessário utilizar as mídias sociais como uma via de relacionamento, oferecendo informação, educação e entretenimento. As pessoas carecem cada vez mais de humanização das marcas e, ao mostrar uma preocupação genuína com o seu público, você possibilita a maior conexão com elas.
Procure principalmente entender com quem você está falando e faça da sua comunicação uma ponte entre as pessoas e a sua empresa.
Autora: Amanda Vieira – Supervisora Geral Y2