COMUNICAÇÃO E A MENSAGEM ADAPTADA AOS DIFERENTES CANAIS: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER!

Cada canal de comunicação usa um tipo diferente de mensagem para cada público específico! Todos os dias vemos centenas de exemplos disso: já parou para pensar em como os canais que você utiliza influenciam nos conteúdos que você recebe?

Todas as mídias digitais vem trabalhando continuamente para otimizar suas mensagens com a ideia de atingir públicos cada vez mais segmentados com o máximo de precisão. Informações do público como as pesquisas feitas em buscadores e a jornada de compra (antes de adquirir um serviço) são informações importantes que acabam sendo detalhadamente analisadas antes de criar uma estratégia de marketing. As relações mudam, e as mídias têm mudado para acompanhar os novos tempos. Vejamos:

Hoje, o mundo se torna cada vez mais mobile, logo, devemos sempre buscar materiais otimizados para este formato. Na web por exemplo, sites responsivos deixaram de ser um diferencial para serem uma necessidade.⠀

Cada tipo de mídia trabalha com um recorte diferente de público, de ritmo e com um formato distinto de mensagem. Canais como o Instagram e o Pinterest, por exemplo, são mídias mais visuais, boas para quem trabalha com artes, moda e beleza. Já o Facebook e o Twitter são redes de procura de informação – mais adequados para buscar notícias e temas ligados à educação e ciências. 

Já o Snapchat e TikTok são redes leves e informais, e o LinkedIn já possui um perfil mais profissional: muito usado por CEOs e gestores de referência, professores e também profissionais em busca de recolocação.

Mais como eu devo saber se a minha empresa e os meus negócios devem estar em uma determinada rede? A dúvida que poucos respondem…

Primeiramente é importante entender o perfil do seu público, quais soluções você pode apresentar a eles, e qual o tipo de mídia que eles mais consomem! 

Para que suas informações (e as do seu negócio) cheguem ao receptor, é preciso entender como os canais funcionam, e formatar sua mensagem para que ela seja compreendida da melhor maneira. 

Pense comigo: você certamente busca profissionais especializados sempre que precisa cuidar da sua saúde, ou ainda, procura profissionais de economia ao pesquisar sobre investimentos e finanças… logo, porque não buscar profissionais de marketing, com experiência, para avaliar como trabalhar e investir na comunicação dos seus negócios? 

Sua comunicação é um precioso investimento! Ela irá criar exatamente a primeira impressão que um potencial cliente vai ter ao conhecer a sua companhia, portanto, sua comunicação deve ser vista como um investimento, e pensada com muita estratégia!

Invista em profissionais com experiência de marketing, que tenham já know-how no segmento, e garanta assim que as informações da sua organização sejam sempre encontradas pelos públicos certos!

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