ChatGPT: o que é a AI mais comentada na internet

por Amanda Vieira

O ChatGPT é um dos assuntos mais comentados do momento. A ferramenta ganhou a sua versão 4.0, trazendo diversas novas funcionalidades para a sua versão paga. 

Mas, afinal, o que é o ChatGPT e como ele afeta a forma de criar conteúdo? É sobre este assunto que falaremos neste artigo. 

Afinal, o que é o ChatGPT?

A ferramenta desenvolvida pela empresa OpenAI é um modelo de linguagem natural baseado no GPT-3.5. Foi projetada para responder a perguntas e desenvolver textos com uma linguagem natural. 

Perguntando ao próprio chatbot sobre a sua história, ele afima: 

“O ChatGPT foi desenvolvido pela OpenAI como parte de um projeto para construir um modelo de linguagem natural que pudesse responder a perguntas e gerar texto de forma mais precisa e natural do que qualquer modelo anterior. Para isso, a OpenAI treinou o modelo em uma enorme quantidade de dados textuais, incluindo livros, artigos, sites da web e outros tipos de textos.”

Com o seu lançamento, a ferramenta foi popularizada por ser capaz de pesquisar e desenvolver textos sobre diversos assuntos com agilidade. Mas além dos textos técnicos, ela se propõe a criar códigos, resolver problemas matemáticos, compor, escrever poesias e muito mais, dependendo do comando inserido pelo usuário. 

O que muda com o ChatGPT-4?

Recentemente, o chatbot vinha sendo acusado de propagar desinformação com respostas erradas e com viés tendencioso. Em seu anúncio essa semana, a OpenAI afirmou que as correções foram realizadas para corrigir a situação.

Os desenvolvedores afirmam ainda que o chatbot está “mais criativo e capaz de lidar com instruções muito mais sutis”.

Houve também o aumento de palavras que a ferramenta é capaz de ler, analisar ou gerar. Agora é possível obter 25.000 palavras de texto e códigos escritos em todas as principais linguagens de programação. 

Como ele impacta o marketing?

A discussão sobre inteligência artificial não é nova, mas a chegada de ferramentas como esta, preocupa diversos profissionais que temem serem substituídos por ela. 

Porém, os profissionais podem utilizar essa ferramenta para agilizar as suas rotinas e utilizar para pesquisas de assuntos. 

Vale ressaltar que é necessário fazer uma curadoria analítica das informações obtidas nesta ferramenta, além de adequar as informações para o tom de voz da marca. 

A inteligência artificial não substitui a sensibilidade humana na hora de criar textos que sejam pertinentes e interessantes para a audiência, mas pode ser sim uma ferramenta para tornar o trabalho cada vez mais estratégico. 


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