ChatGPT: o que é a AI mais comentada na internet
por Amanda Vieira
O ChatGPT é um dos assuntos mais comentados do momento. A ferramenta ganhou a sua versão 4.0, trazendo diversas novas funcionalidades para a sua versão paga.
Mas, afinal, o que é o ChatGPT e como ele afeta a forma de criar conteúdo? É sobre este assunto que falaremos neste artigo.
Afinal, o que é o ChatGPT?
A ferramenta desenvolvida pela empresa OpenAI é um modelo de linguagem natural baseado no GPT-3.5. Foi projetada para responder a perguntas e desenvolver textos com uma linguagem natural.
Perguntando ao próprio chatbot sobre a sua história, ele afima:
“O ChatGPT foi desenvolvido pela OpenAI como parte de um projeto para construir um modelo de linguagem natural que pudesse responder a perguntas e gerar texto de forma mais precisa e natural do que qualquer modelo anterior. Para isso, a OpenAI treinou o modelo em uma enorme quantidade de dados textuais, incluindo livros, artigos, sites da web e outros tipos de textos.”
Com o seu lançamento, a ferramenta foi popularizada por ser capaz de pesquisar e desenvolver textos sobre diversos assuntos com agilidade. Mas além dos textos técnicos, ela se propõe a criar códigos, resolver problemas matemáticos, compor, escrever poesias e muito mais, dependendo do comando inserido pelo usuário.
O que muda com o ChatGPT-4?
Recentemente, o chatbot vinha sendo acusado de propagar desinformação com respostas erradas e com viés tendencioso. Em seu anúncio essa semana, a OpenAI afirmou que as correções foram realizadas para corrigir a situação.
Os desenvolvedores afirmam ainda que o chatbot está “mais criativo e capaz de lidar com instruções muito mais sutis”.
Houve também o aumento de palavras que a ferramenta é capaz de ler, analisar ou gerar. Agora é possível obter 25.000 palavras de texto e códigos escritos em todas as principais linguagens de programação.
Como ele impacta o marketing?
A discussão sobre inteligência artificial não é nova, mas a chegada de ferramentas como esta, preocupa diversos profissionais que temem serem substituídos por ela.
Porém, os profissionais podem utilizar essa ferramenta para agilizar as suas rotinas e utilizar para pesquisas de assuntos.
Vale ressaltar que é necessário fazer uma curadoria analítica das informações obtidas nesta ferramenta, além de adequar as informações para o tom de voz da marca.
A inteligência artificial não substitui a sensibilidade humana na hora de criar textos que sejam pertinentes e interessantes para a audiência, mas pode ser sim uma ferramenta para tornar o trabalho cada vez mais estratégico.