A IMPORTÂNCIA DO BRAND EQUITY

Brand Equity, simplificadamente traduzido como valor de marca, é a consequência que um bom trabalho de branding gera. Só por esse significado já dá para ter uma ideia da importância que o investimento em Brand Equity pode causar no seu negócio, né? Mas para ficar ainda mais claro, hoje vamos apontar 3 fatores importantes que são impactados diretamente pelo Brand Equity.

1. Influência no mercado: além de terem grande influência sob o público consumidor, empresas com Brand Equity também possuem maior presença frente competidores, distribuidores, parceiros, veículos de imprensa e, de modo geral, todos que têm alguma participação nos negócios da empresa. Basicamente, são essas empresas que irão ditar as regras e tendências do setor no qual elas estão incluídas, algo importantíssimo para os negócios.

2. Percepção de valor dos clientes: todos nós somos consumidores e, como tais, temos nossas ‘marcas preferidas’. Você já se perguntou quais foram os motivos e razões que levaram você a considerar determinada marca favorita? O poder de Brand Equity dela! Quanto mais forte é uma marca, mais valor ela recebe de seus clientes.

Ah, e não pense que estamos falando, necessariamente, de empresas superiores em valores e/ou qualidade às demais. Empresas com Brand Equity podem, em alguns casos, apresentarem produtos ou serviços que, em certos aspectos, são similares ou até inferiores aos demais ofertados pelo mercado, mas, ainda assim, carregarem a preferência do cliente.

Atrelado ao assunto, já chegamos ao terceiro e último fator: a lealdade à marca. Vamos supor que você tenha uma marca de fones de ouvido. Você se preocupou em gerar um Brand Equity e hoje há diversos clientes leais à sua marca espalhados pela cidade. Se uma pessoa X pedir uma indicação de fone de ouvido para o seu cliente, sabe o que ela irá ouvir? “Compre este fone, ele é o melhor do mundo!”. Lealdade. Lealdade atrelada, agora, à criação de um defensor da sua marca, o qual, de forma orgânica e gratuita, trará novos clientes para sua empresa.

Já pensou em como está gerando mais valor para os seus clientes e melhorando o seu brand equity?

Voltar